Brasília tem segunda maior valorização do m² do Brasil

O preço médio do m² para aluguel em Brasília teve desvalorização de 8,0%, quando comparado com março de 2015, de acordo com o índice DMI. A pesquisa contemplou 30 cidades em diferentes regiões do País e considerou mais de 4 milhões de imóveis usados disponíveis para compra ou aluguel. Os bairros mais procurados pelos consumidores para compra e aluguel são Asa Norte, Lago Sul, Sudoeste e Asa Sul.

Considerando a inflação, os valores apresentaram queda real de 17,5%. O IGP-M acumulado no período foi de 11,56%. Em março de 2016, o valor médio do m² para venda em Brasília teve desvalorização nominal de 1,8%, quando comparado com o mesmo período de 2015. No entanto, quando levamos em consideração o índice de inflação acumulado do período – IPCA em 9,5% – o m² para venda apresentou desvalorização real de 10,3%.

Na capital, os bairros com as maiores variações para venda foram Park Way (+1,2%), Asa Norte (-2,2%), Lago Sul (-1,9%) e Noroeste (-1,3%). “A instabilidade do cenário econômico e as restrições no crédito imobiliário afetaram o equilíbrio da oferta e demanda de imóveis. Com a dificuldade para vender muitos proprietários preferiram apostar na locação a ficar com eles parados. Isso aumentou a oferta e deu margem para o consumidor negociar, o que contribui para a queda no valor médio do aluguel”, comenta Lucas Vargas, Executivo Chefe de Operações da empresa que apura o DMI.

 

CorreioWeb