Religiosidade

Brasília de todas as crenças 

Brasília nasceu do ideal de Juscelino Kubistchek a partir de um sonho profético de Dom Bosco: “Entre os graus 15 e 20, existia um seio de terra bastante largo e longo, que partia de um ponto onde se formava um lago. E então uma voz me disse, repetidamente: ‘Quando vierem escavar os minerais ocultos no meio destes montes, surgirá aqui a Terra da Promissão, fluente de leite e mel. Será uma riqueza inconcebível’”.

Desenhada no coração do país, Brasília tornou-se um lugar místico, procurado por pessoas de todas as religiões. Existem no DF cerca de oitocentos templos religiosos, sendo três deles considerados patrimônios históricos: a Catedral de Brasília, o Santuário Dom Bosco e o Templo da Legião da Boa Vontade.

Construído em 1986 para ser um local ecumênico de elevação espiritual, o Templo da Boa Vontade recebe anualmente mais de 1 milhão de peregrinos e é uma das Sete Maravilhas de Brasília, de acordo com votação popular promovida pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC).

A Catedral Metropolitana de Brasília, reconhecida mundialmente como um dos mais inovadores projetos de Oscar Niemeyer, também é um dos monumentos mais visitados em Brasília – pela fé católica e pela beleza de sua arquitetura.

No começo da Asa Sul, na Avenida W3, o Santuário Dom Bosco exibe seus vitrais em tons de azul, um salão sem colunas e um lustre central de duas toneladas. A beleza da igreja é um dos cartões-postais de Brasília e ponto turístico até de quem não vai atraído pela fé.

Ainda que tenha uma maioria de devotos cristãos, a cidade também abriga templos de outras religiões que merecem ser conhecidos. Na quadra 316 Sul, por exemplo, está o Templo Budista Terra Pura. Em agosto, o local é palco de um festival que apresenta a cultura nipo-brasiliera para um público de até 10 mil pessoas. Do outro lado da cidade, na Asa Norte, está a Mesquita Islâmica, a única de Brasília e a maior da América Latina. O prédio tem arquitetura árabe.

Um dos locais mais visitados em Brasília no roteiro místico é o Vale do Amanhecer, em Planaltina. Semanalmente o espaço recebe cerca de 3 mil visitantes. A doutrina do Amanhecer é um sincretismo das religiões católica, afro-brasileiras, espírita e indígena. Este ano o vale criou um departamento de relações públicas visando a atender a demanda de turistas que virão para a Copa do Mundo de 2014.

Foto: Kazuo Okubo

Catedral de Brasília Endereço: Esplanada dos Ministérios – Eixo Monumental, Brasília-DF.

Fone: (61) 3224-4073.

Templo Budista da Terra Pura 

Endereço: EQS 315/316, Asa Sul, Brasília-DF.

Fone: (61) 3245-2469.

Santuário Dom Bosco 

Endereço: SEPS 702, bloco B, Asa Sul, Brasília-DF.

Fone: (61) 3223-6542.

Mesquita Centro Islâmico do Brasil 

Endereço: Via W5 Norte, quadra 912.

Fone: (61) 3273-0250.

Vale do Amanhecer 

Endereço: Acesso pela DF-230 e DF-130, Planaltina, Brasília-DF.

Fone: (61) 3389-8754.

JOÃO DE DEUS 

A 115 km de Brasília, um médium internacionalmente conhecido como João de Deus transformou a pequena cidade de Abadiânia em um centro de pessoas que buscam ajuda espiritual. João de Deus realiza cirurgias visíveis e invisíveis, e muitas pessoas creditam a ele a cura de cegueira, depressão e até paralisia. Milhares de pessoas consultam semanalmente o médium, que já foi entrevistado até por Oprah Winfrey, uma das apresentadoras de televisão mais bem-sucedidas dos Estados Unidos.

Nascido em 1942 na pequena cidade goiana de Cachoeira da Fumaça, João Teixeira de Faria estudou somente até o segundo ano do Ensino Fundamental. Aos 9 anos, segundo conta, sentiu sua primeira manifestação mediúnica. “Eu não curo ninguém. Quem cura é Deus, que, em sua infinita bondade, permite às entidades (bons espíritos) que me assistem proporcionar cura e consolo aos meus irmãos, ao passo que sou apenas um instrumento em suas divinas mãos”, diz João de Deus em uma mensagem publicada em seu site.

Todas as pessoas que visitam João de Deus são atendidas e não são cobradas por isso. A Casa Dom Inácio de Loyola, onde ele atende, abre às 8h.

Endereço: Avenida Francisca Teixeira Dama, nº 823, Setor Central, Abadiânia.

Fone: (62) 3343.1254.

BRASÍLIA CIDADE MÍSTICA

No estudo Brasília: turismo, misticismo e religiosidade, José Luiz Xavier aponta que em Brasília assiste-se “a uma sére de manifestações religiosas críticas, mas respeitosas e tolerantes com as tradições religiosas”. Para ele, o misticismo existente na capital é uma colagem de elementos religiosos ocidentais e orientais. “Brasília já nasceu mística, partindo de uma cidade que já foi antevista e apontada como cheia de energia, carregada de uma série de coisas, uma providência divina, predestinada”, afirma.