Qualidade de vida

Capital ativa

O Brasil é um dos países com mais academias e clubes esportivos do mundo: cerca de 20 mil, segundo dados publicados no Atlas do esporte no Brasil (2005). O país também tem alguns dos maiores números de frequentadores de academia: cerca de 3,4 milhões. Grande parte desses praticantes procura esse espaço buscando um serviço de qualidade que possa trazer importantes benefícios, sobretudo para a saúde e a estética.

No Distrito Federal, os números também apresentam um mercado fitness bastante pujante. Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio em 2010 estima que 300 mil pessoas estejam matriculadas em academias e que existam mais de seiscentos estabelecimentos espalhados por todas as regiões administrativas, número quatro vezes maior que há 15 anos.

A pesquisa indicou ainda que existe um aquecimento no setor desde 2008. Foram analisadostrêssegmentos: academias, suplementos alimentares e materiais esportivos. Das oitenta empresas consultadas, 63,75% afirmaram que o número de matrículas ou de vendas aumentou nos últimos dois anos.

Esse mercado promissor e em ascensão também atraiu grandes redes de academias para o DF, como a Body Tech, a maior da América do Sul, que acumula 3,2 mil alunos nos primeiros dois anos e meio na cidade, e a Unique, eleita por uma revista norte-americana a academia mais bonita do mundo, que completou um ano com 2,5 mil matriculados.

Outra importante rede de academias que chegou a Brasília no segundo semestre de 2009 foi a Smart Fit. Com preços atrativos e facilidades, a academia vem conquistando cada vez mais praticantes do esporte. São dez unidades em funcionamento no DF, com um total de 25 mil alunos. A última unidade foi inaugurada em abril de 2012, em Águas Claras.

Para investir no mundo esportivo é preciso cautela. Apesar da expansão, trata-se de um ramo muito competitivo. Para saber mais sobre o mercado fitness do DF, anualmente ocorre o Brasília Capital Fitness, uma conferência de negócios sobre o setor que começou em 1995 e, desde então, discute as principais tendências. O congresso é considerado o maior evento de saúde, esporte e bem-estar do país. A última edição recebeu mais de 70 mil visitantes durante quatro dias.