Qualificação Profissional

Sistema S abre a porta do primeiro emprego 

Para orientar, coordenar, proteger e representar as autoridades administrativas e judiciárias dos setores de comércio, serviços e turismo, existe no Distrito Federal a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), um órgão sindical de grau superior não estatal.

A Federação, fundada em 1970, representa muitos sindicatos patronais e contribui para o desenvolvimento econômico, social e político do DF, com a elaboração de estudos e a colaboração de soluções para os problemas relacionados à atividade econômica. Integram o Sistema Fecomércio: Instituto Fecomércio (IF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Em âmbito nacional, existe o Serviço Social da Indústria (Sesi), que teve início na década de 1940 e nasceu junto com importantes conquistas para a qualidade de vida do trabalhador, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O Sesi é considerado pioneiro na atuação como agente de transformação e dedicação com o bem-estar e a saúde do trabalhador. Oferecer o exercício da cidadania aos industriários e suas famílias é o desafio do Sesi, que possui um estrutura composta por centros de atividades, colônias de férias e clubes do trabalhador.

Outro órgão voltado para o desenvolvimento da indústria no país é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), criado em 1942, é considerado o maior complexo de educação profissional e tecnológico da América Latina. Qualifica2,3milhõesdetrabalhadores brasileiros a cada ano e apoia empresas de 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços técnicos e tecnológicos, como consultoria e assistência aosetorprodutivo, laboratoriais, pesquisa aplicada e informação tecnológica.

Os cursos oferecidos pelo Senai são de aprendizagem industrial, técnicos de nível médio, aperfeiçoamento profissional, graduação e pós-graduação, presencial e a distancia. Em 2010, foram mais de 2 milhões de matrículas. O Senai ainda mantém parceria com 29 países e desenvolve 48 projetos de cooperação técnica, totalizando R$ 68,9 milhões. No exterior, já foram efetuadas mais de 4 mil matrículas.

Senac

No DF, o Senac está presente há 44 anos e já alcançou um milhão de alunos matriculados. A instituição oferece cursos profissionais de formação inicial e continuada, graduação tecnológica e pós-graduação.

Com caráter privado e referência no ensino profissionalizante, o Senac oferece inúmeros cursos desenvolvidos com base em oito eixos tecnológicos: ambiente, saúde e segurança; apoio educacional; gestão e negócios; hospitalidade e lazer; informação e comunicação; infraestrutura; produção cultural e design; e recursos naturais.

A cada trimestre novos cursos nos níveis básico, técnico e tecnológico são oferecidos de acordo com as necessidades das áreas de artes, comércio, comunicação, gestão, idiomas, imagem pessoal, informática, saúde, turismo e hospitalidade. Na área tecnológica, os cursos oferecidos são de gestão da tecnologia da informação, gestão comercial, gestão de recursos humanos e marketing, além de cursos de pós-graduação lato sensu. A Faculdade de Tecnologia do Senac completou cinco anos em março de 2012, com a formação de mais de 1,6 mil alunos.

O Senac também oferece cursos gratuitos para a população: são 1.198 bolsas de estudo em cursos técnicos e de formação inicial e continuada do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Para participar, o candidato deve se inscrever no processo seletivo, via internet (www.senacdf.com.br/ psg), ser residente no Distrito Federal, possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido. O PSG é destinado à capacitação profissional de pessoas de baixa renda, trabalhadores, estudantes e egressos da educação básica.

www.senacdf.com.br 
Tele-Senac: (61) 3313.8877
Endereço: SIA Trecho 3, Lotes 625/695, SIA Empresarial, Bloco C, Cobertura
Unidades do Senac no DF: 903 Sul, Ceilândia, Gama, Jessé Freire, Sobradinho, Taguatinga e Gastronomia

Sesc 

Voltado para a promoção do bem-estar dos associados e da sociedade, o Sesc atende trabalhadores do comércio de bens e serviços, familiares e dependentes, além de toda a população de diversas cidades, oferecendo acesso a atividades de saúde, educação, lazer, cultura e assistência. Um dos pilares do Sesc é ser um agente viabilizador da produção cultural, fomentador do turismo e incentivador da consciência ecológica e da preservação ambiental.

As unidades do Sesc-DF oferecem diversos cursos na área de esporte e lazer para todas as faixas etárias. Entre as atividades estão musculação, natação infantil e adulto, hidroginástica, alongamento, pilates, judô, boxe chinês, futsal, basquete, massagem corporal e aluguel de quadras para jogos de futsal.

Na área de cultura, muitas unidades do DF possuem teatro, com apresentações de peças e musicais. Ainda oferecem aulas de jazz, balé, diversos tipos de dança, coral, pintura de tela e espaço para exposição.

É importante destacar que, além das atividades citadas, há também uma extensa programação mensal com ações pontuais, como apresentações de grandes nomes da música brasileira. O conjunto de atividades oferecido sofre alteração e pode variar de uma unidade para outra. Há serviços cobrados e gratuitos.

O Sesc-DF atende anualmente milhões de pessoas em dez unidades operacionais.

http://sesc.sistemafecomerciodf. com.br
Telefone: 0800-617617

Sede Administrativa 
Local: SIA – Trecho 3 – Lotes 1.370/1.380 – Brasília-DF
Fones: (61) 3218-9143 / 0800- 617617
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

Sesi 

Sempre com a missão de “contribuir para o fortalecimento da indústria e o exercício de sua responsabilidadesocial, prestandoserviços integrados de educação, saúde e lazer, com vistas à melhoria da qualidade de vida para o trabalho e ao desenvolvimento sustentável”.

O Sesi do Distrito Federal oferece educação, esporte, lazer, cultura, saúde e responsabilidade social. Em 2008, o Sesi-DF passou a ter diretriz baseada em dois pilares: educação para a nova indústria e o Programa Sesi Indústria Saudável.

Para isso, implantou a Escola Integral em todas as unidades do Sesi e começou o programa IndústriaSaudável, voltadopara aqualidade de vida, o lazer, a saúde e a segurança no trabalho, que pretende garantir a competitividade e a sustentabilidade da empresa por meio da redução dos custos com serviços de saúde, da redução dos acidentes de trabalho e da adoção de um estilo de vida saudável pelo trabalhador.

A unidade de Brasília abriga o Centro de Referência Indústria Saudável, voltado para o atendimento às indústrias. O espaço atua nas áreas de diagnóstico de saúde e estilo de vida, segurança e saúde no trabalho, saúde assistencial e estilo de vida saudável. Oferece a realização de diagnósticos de saúde e estilo de vida dos trabalhadores, assessorias e serviços de segurança e saúde no trabalho, programa de lazer ativo para promoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, ginástica na empresa e gestão de eventos em lazer e bem-estar.

Sesi Brasília 
Endereço: SIA Trecho 2, Lote 1.125 – Brasília-DF
Fone: (61) 3462-7110

Sesi-DF 
www.sistemafibra.org.br/sesi
Fone: 61 3362-6000

Senai 

Inicialmente, a atuação no DF era concentrada na realização de cursos de habilitação de adultos por meio de convênios com o Ministério da Educação, com a Fundação do Serviço Social e com o então Banco Regional de Brasília (BRB).

Conforme as necessidades, o Senai foi implantando outras capacitações, como o Serviço de Aprendizagem do Menor, com cursos de mecânica geral e marcenaria.

Atualmente, o Senai é a maior instituição de formação profissional do país, tendo atendido mais de 350 mil jovens e adultos no Distrito Federal.

Com a missão de “promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria do Distrito Federal”, o Senai atua em diversos segmentos da educação, abrangendo todas as regiões administrativas.

Os cursos técnicos são destinados a estudantes ou egressos do ensino médio, que buscam ocupação técnica e inserção no mercado de trabalho. Os cursos disponíveis nas unidades do DF são de administração, edificações, eletrotécnica, manutenção automotiva, eletromecânica e segurança do trabalho.

Senai-DF 
www.sistemafibra.org.br/senai/
Fone: (61) 3362-6000

Senai Taguatinga 
Endereço: Área Especial 2, Setor C Norte – Taguatinga-DF
Fones: (61) 3353-8700; (61) 3353- 8772; (61) 3353-8714; (61) 3353- 8775
E-mail: senai.taguatinga@sistemafibra.org.br

Senai Gama 
Endereço: Área Especial, Entrequadras 2 e 8, Setor Sul – Gama-DF
Fone: (61) 3384-3272 / Fax: (61) 3384-2528
E-mail: senai.gama@sistemafibra. org.br

Qualificopa – 32 mil pessoas até 2014 

Diante do cenário nacional de escassez de mão de obra qualificada e da proximidade dos eventos esportivos nos próximos anos, o governo do Distrito Federal lançou o programa Qualificopa, com a ousada meta de capacitar 32 mil pessoas até 2014.

A iniciativa vai melhorar os índices de qualificação profissional na capital federal. Os cursos são gratuitos e busca-se preencher lacunas em diversos setores, como o turístico, o hoteleiro e o gastronômico.

Com investimento de R$ 10 milhões – recursos locais e federais –, o programa pretende reduzir a taxa de desemprego e criar uma cultura de formação permanente para melhorar a qualidade dos serviços prestados no DF.

Para participar do programa, o candidato deve residir no DF, ter no mínimo 18 anos, além da escolaridade mínima exigida, que depende do curso escolhido. É preciso ainda apresentar cópias e originais do RG e do CPF.

Os participantes do Qualificopa têm direito a vale-transporte, alimentação, material didático, seguro de vida e uniforme. As aulas são diárias, com duração de quatro horas, e realizadas no Plano Piloto e em Taguatinga.

Nas primeiras turmas do programa, em 2011, foram qualificadas 2 mil pessoas. Segundo informações da Agência Brasília, mais de 50% dos alunos dos cursos de supervisor de hospedagem e de camareira estão inseridos no mercado de trabalho. Dos alunos do curso de assistente administrativo, 26% conseguiram emprego, e nos demais cursos 23% estão empregados, em média.

Em janeiro de 2012, a terceira turma foi formada, com a oferta de 2 mil vagas, distribuídas em 11 cursos de 200 horas. Além dos cursos de garçom, camareira, vendedor, supervisor de hospedageme webdesigner, oferecidosnasprimeiras etapas, também foram disponibilizadas aulas de informática básica, organização de eventos, operador de caixa, montagem e manutenção de micro, atendente de consultório e telemarketing. A meta em 2012 é qualificar 10 mil pessoas.

Referência positiva – O Qualificopa pode contribuir para melhorar ainda mais os índices de vulnerabilidade no DF. No levantamento Vulnerabilidade das famílias, elaborado com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2003 a 2009, o DF apresenta redução de 20,7% para 17% nesse quesito. Para chegar aos índices, foram analisadas dificuldades sociais e econômicas encontradas pelos brasileiros em áreas como acesso ao conhecimento e trabalho, escassez de recursos, desenvolvimento infanto-juvenil e condições de moradia. O estudo justifica o direcionamento nas políticas públicas como fator importante na melhoria da taxa.