Alta Gastronomia

Grandes casas invadem o mercado gastronômico de Brasília 

A maior renda per capita do país é a do brasiliense, que em 2011 chegou a cerca de R$ 60 mil por ano. A renda de um quinto da população do DF é acima R$ 2.400,00 mensais. Esses fatores não motivam apenas os empreendedores locais a investir na cidade, mas têm atraído também empresários do setor de restaurantes de outros estados do país, pois Brasília é reconhecida como um local de oportunidade de negócios.

O que confirma essa tendência é a chegada de grandes casas gastronômicas do país em busca do público da capital. Em 2010, foi inaugurada no Shopping Iguatemi Brasília a terceira filial do Restaurante Gero, do grupo Fasano. A história do Fasano no Brasil começa em 1902, quando o italiano Vittorio Fasano chega ao país e inaugura a casa Brasserie Paulista, em São Paulo. Após cem anos da chegada do grupo ao Brasil, a quarta geração da família administra o legado de qualidade em prestação de serviços, que abrange da mesa à hotelaria.

Grupos das mais diversas regiões do país e com variados tipos de culinária já encontraram em Brasília seu lugar: o Mangai, da Paraíba; os paulistas, do Corrientes 348 e do Pobre Juan; o Coco Bambu, com a culinária do Ceará, e o Bargaço e o Soho, representando as delícias da Bahia.

Outros investidores incrementaram os cardápios da capital, como o tradicional restaurante paulista A Bela Sintra. Inaugurado no ano passado, há quase dez anos serve a culinária portuguesa na região dos Jardins, em São Paulo, e agora em Brasília, na 105 sul.

O crescimento do setor atrai cada vez mais investidores que querem atender o público brasiliense nos próximos anos. O grupo Rubaiyat deve abrir sua primeira casa na capital federal nos arredores do Lago Sul, com duzentos lugares e o mesmo estilo do grupo de São Paulo, com churrasqueiras e fornos. O grupo ainda está procurando o novo espaço, que deve estar concluído até o fim deste ano.

Inaugurado no fim do ano passado, o Espaço Goumert Park Shopping possui 3,6 mil m² e ocupa um novo prolongamento do shopping, com capacidade para 752 pessoas. O espaço é composto por cinco restaurantes renomados, que oferecem alta gastronomia: Antiquarius Grill, Barbacoa, Le Vin, La Tambouille e The Fifties, todos de São Paulo.

De olho na maior renda per capita do Brasil, grandes grupos chegam a Brasília – Foto: Gilberto Evangelista