Qualificação

Programas de capacitação

Bem Receber Copa 

O programa Bem Receber Copa é um projeto de qualificação profissional do Ministério do Turismo, em parceria com entidades do setor, cujo objetivo é possibilitar que as atividades turísticas atinjam padrões internacionais de qualidade em serviços prestados. Com isso, o programa pretende qualificar, até 2013, por meio de soluções presenciais e a distância, 306 mil profissionais que atendem ao turista na linha de frente.

O Bem Receber Copa pretende ainda transformar bares e restaurantes em permanentes pontos de informação ao turista. Os estabelecimentos devem estar preparados para oferecer ao visitante hospitalidade e uma gastronomia segura, além de um tempero a mais: informações e dicas básicas sobre destinos.

A capacitação é dividida em três cursos. O primeiro é voltado a gestores, proprietários de estabelecimentos e cargos de liderança em bares e restaurantes, que serão responsáveis pela circulação do conhecimento nas empresas. Durante o curso, os multiplicadores recebem material didático para repassar o que aprenderam e são orientados a atualizar permanentemente a equipe para o Mundial de 2014.

O segundo curso é direcionado a garçons, hostess, maitres, ajudantes de cozinha e recepcionistas dos estabelecimentos e tem por objetivo ampliar o conhecimento sobre turismo no DF, além de qualificar profissionais com noções de hospitalidade e técnicas de atendimento.

O terceiro e último curso trata da segurança alimentarebuscaformar chefs, cozinheirosetodos os trabalhadores responsáveis pela manipulação de alimentos, a fim de evitar riscos à saúde.

Os profissionais de turismo que pretendem participar dos projetos de qualificação disponibilizados pelas instituições conveniadas ao Bem Receber Copa devem ser trabalhadores da linha de frente do turismo e empregados em algum dos 65 municípios atendidos pelo programa. Os interessados podem pequisar o site http://www5.fgv.br/ fgvonline/mtur/programa.asp

Fonte: FGV on-line 

Qualificopa 

Trata-se de um programa de qualificação profissionalpromovidopelaSecretariade Trabalho do DF que tem por objetivo motivar a geração de renda e implementar a cultura de qualificação. Em 2011, mais de 1,6 mil pessoas receberam o certificado de conclusão de curso do Programa de Qualificação para a Copa do Mundo de 2014 em sete modalidades diferentes.

Neste ano, foram oferecidas mais de duas mil vagas em diversos cursos. Dentre estes, merecem destaque os destinados a garçons, camareiras e supervisores de hospedagem. Os critérios de seleção estão disponíveis no site da Secretaria do Trabalho (www.df.gov.br) ou nas Agências do Trabalhador e na Rodoviária do Plano Piloto.

Fonte: Secretaria de Trabalho do Distrito Federal

Indústria da Alimentação 

Este projeto é promovido pelo Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Distrito Federal (Sebrae – DF) e tem o objetivo de estimular a competitividade, a sustentabilidade, a inovação das empresas do setor de alimentação e o desenvolvimento gerencial de pequenos e microempreendedores.

O público-alvo são as micro e pequenas empresas da panificação, confeitarias, indústrias alimentícias, empreendedores individuais e indústrias alimentícias do Distrito Federal.

A meta do Sebrae é aumentar em 5% o número de clientes a cada ano, bem como o número físico de vendas até dezembro de 2015. O projeto viabiliza o acesso a eventos voltados ao setor da alimentação e inclui a promoção de palestras, oficinas, seminários, cursos técnicos e gerenciais.

O Sebrae subsidia até 70% dos valores das consultorias, cursos, palestras, oficinas e missões. Os empresários do setor interessados devem entrar em contato com os gestores do projeto. Para mais informações, acesse o site www.df.sebrae. com.br.

Fonte: Sebrae

Bons de Prato 

Mais um projeto realizado por iniciativa do Sebrae, o Bons de Prato tem o objetivo de capacitar a equipe de atendimento visando a uma preparação qualificada para os grandes eventos que surgirão até a Copa de 2014.

O programa é destinado a micro e pequenos empresários de bares e restaurantes. Os participantes serão orientados sobre o diagnóstico do ponto de venda e receberão treinamentos de 12 h (para gerente, proprietário ou até cinco funcionários). O valor do investimento é de R$ 150,00 por empresa. O período das inscrições será informado pelo site www.df.sebrae.com.br.

Fonte: Sebrae

Mais Autonomia

Outra iniciativa da Secretaria de Trabalho do DF, este programa de qualificação profissional promove cursos de capacitação para pessoas que queiram trabalhar como autônomas. O objetivo é incluir este tipo de serviço no mercado de trabalho com qualidade e, assim, aumentar a geração de renda.

Todos os cursos são gratuitos, com duração de aproximadamente dois meses, e ministrados nos turnos da manhã, da tarde e da noite, de segunda a sexta-feira. Os alunos recebem vale-transporte, alimentação, material didático completo, seguro de vida, uniforme e encaminhamento para o mercado.

Ao todo, são oferecidas 588 vagas por ano, e a proposta é aumentar o número de oportunidades em 2013. As inscrições são feitas no primeiro semestre do ano na Agência do Trabalhador do Plano Piloto (SCN, Quadra 1 – Bloco D – Galeria Oeste) e na Rodoviária do Plano Piloto (plataforma inferior, próximo à entrada do metrô). O horário de atendimento vai das 8h às 18h. Para mais informações, acesse o site www.trabalho.df.gov.br.

Fonte: Secretaria de Trabalho do Distrito Federal