Incentivos

Onde captar dinheiro para expandir ou montar seu negócio 

Apresentamos nesta seção um guia com a compilação das principais linhas de financiamento e crédito para empresários de todos os tamanhos e setores. O objetivo é facilitar a vida do empreendedor, reunindo em um único local informações sobre serviços de instituições financeiras públicas, geralmente espalhadas pelo mercado.

De acordo com especialistas da área, como Ary Ferreira Júnior, gerente da Unidade de Capacitação Empresarial do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas doDistrito Federal (Sebrae-DF), grande parte dos problemas financeiros aos quais estão expostas as empresas é decorrente da falta de preparo do empreendedor no planejamento do negócio e no registro e na organização das informações. Neste cenário, em que a falta de informação está no centro do problema, o Anuário do DF surge como ferramenta de auxílio para fazer investimento em Brasília.

Para isso, algumas dicas se fazem necessárias quando o assunto é empréstimo e financiamento. Primeiro, é preciso lembrar que o crédito viabiliza oportunidades, não as cria. Detectar oportunidades e trabalhar para aproveitá-las é papel do empreendedor, que recorre ao empréstimo apenas como suporte. Segundo, nunca se deve contrair empréstimo em que a taxa de juros seja maior que a previsão de rentabilidade do negócio. Essa é, aliás, uma boa forma de identificar se os juros praticados são altos ou não para o padrão da empresa.

Outras recomendações são necessárias. Um empréstimo deve sempre ser aplicado na finalidade em que foi obtido, utilizá-lo para outro objetivo que não o previsto pode ser sinal de mau planejamento. Aplicar boa parcela de recursos próprios na abertura de negócio também ajuda a aliviar o peso dos juros na hora de quitar o financiamento. Por fim, vale lembrar que planejar bem a abertura e a expansão do novo negócio é fundamental na hora de administrar os riscos e a capacidade de pagamento do empréstimo.

Linhas de financiamento e instituições financeiras 

Além das linhas de investimentos e capital de giro apresentadas nesta seção, muitas outras estão disponíveis nas instituições bancárias mencionadas – cada uma mais próxima ou distante da realidade específica do ramo em que o empresário pretende expandir ou montar o negócio. Esse levantamento serve apenas como guia, sendo recomendado ao empreendedor buscar a instituição financeira de seu interesse para obter mais informações.

Apenas as linhas de crédito das instituições bancárias públicas foram citadas. Todas as taxas de juros e prazos mencionados podem ser alterados a qualquer momento pela instituição financeira.

Micro e pequenas empresas 

Por conta das limitações de espaço e para facilitar a leitura, selecionamos, com a contribuição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) e da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, as principais e mais abrangentes linhas de crédito e financiamento para micro e pequenas empresas. Algumas estão disponíveis para empresas de todos os portes e, portanto, figurarão simultaneamente em diferentes categorias deste levantamento.

Empresas de médio e grande porte 

Banco de Brasília – BRB 

Seguem os principais produtos oferecidos pelo Banco de Brasília por meio dos recursos de repasse do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimentos fixos e semifixos.

Banco do Brasil 

Além de oferecer linhas próprias, o Banco do Brasil atua como agente financeiro do BNDES. Como operador de linhas do BNDES, o BB financia projetos de investimentos, aquisição de máquinas e equipamentos, admitindo capital de giro associado, por meio das linhas de crédito BNDES Automático, BNDES Finem e Finame Empresarial.

CAIXA

De acordo com a assessoria da Caixa Econômica Federal, as demandas por crédito estão atreladas às necessidadesdosclientes, destacando-se as linhas para capital de giro e investimento, cuja variação ocorre de acordo com as sazonalidades e as tendências do mercado.

Elencamos a seguir as principais características de alguns produtos da Caixa destinados ao atendimento das empresas de médio e grande portes.

Cidade do Automóvel: polo do setor automobilístico com características únicas no Brasil – Foto: Kazuo Okubo