Brazlândia

Brazlândia produz grande parte do que é consumido no DF

Brazlândia foi fundada em 5 de julho de 1933. Antes da transferência da capital para o Planalto Central, Brazlândia era um povoado que integrava a área rural do município goiano de Luziânia. A origem do nome da cidade está associada à localização do povoado, próximo à fazenda da família Braz, às margens da antiga rodovia Goiânia-Planaltina.

Quando Brasília foi inaugurada, Brazlândia tinha menos de mil moradores. Atualmente conta com 53,8 mil habitantes, segundo a PNAD-2011. Ao longo dos anos, a cidade tornou-se uma das maiores produtoras de hotifrutigranjeiros do DF e experimentou avanços na área social, como a forte queda do analfabetismo (de 6,7% da população em 1997 para 3,2% em 2011) e o aumento no número de pessoas que possuem nível superior completo (de 1,9% em 1997 para 4,7% em 2011). O coeficiente de Gini, que mede a disparidade entre os mais ricos e os mais pobres, caiu de 0,502 (1997) para 0,464 (2011) – quanto mais próximo de um, maior a disparidade entre as classes numa região.

A IV Região Administrativa vive uma onda de desenvolvimento. Nos últimos anos, pesados investimentos públicos e privados refletiram-se no asfaltamento de ruas e avenidas, na expansão do comércio e na abertura de novos setores residenciais. Hoje há cerca de 1,2 mil empresas instaladas. Brazlândia, porém, continua sendo um polo agropecuário estratégico.

Brazlândia (Foto: Divulgação)

Dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) indicam que cerca de 2,8 mil propriedades rurais produzem 34% de tudo o que é consumido no Distrito Federal. O cultivo de morango é o carro-chefe. Brazlândia, que está a 45 km de Brasília, é a sétima maior produtora da fruta no país e a primeira da Região Centro-Oeste.

A Festa do Morango, evento destinado à exposição e a vendas do produto in natura, é tradicional. Realizada entre a última semana de agosto e a primeira semana de setembro, todos os anos atraivisitantes, inclusivedeoutrosestados. Receitas à base da fruta e a incrível variedade encantam turistas e produtores. A feira chega a receber mais de 200 mil visitantes. Entre as atrações da festa estão: shows musicais, parque de diversões e apresentações culturais. Além do morango, Brazlândia também se destaca pela produção de leite: a cidade é a terceira bacia leiteira do Distrito Federal.

A área de 474 km• abriga diversos paraísos naturais, comoChapadaImperial, BarradoDia, Paraíso na Terra, cachoeira de Mumunhas, Poço Azul. A administração investe na divulgação desses destinos como opção para o ecoturismo e o turismo rural. Para isso, foi criado o Centro de Atendimento ao Turismo, que tem por objetivo atrair os visitantes, aumentar os empregos e aquecer a economia local.

Brazlândia é dividida em Setor Tradicional, onde nasceu a cidade, Setores Norte e Sul, Vila São José, Bairro Veredas e os núcleos rurais Alexandre Gusmão, Dois Irmãos, Engenho Queimado, Desterro, Chapadinha e Barreiro. O distrito urbano é constituído de 25 escolas; um hospital regional; três centros de saúde; uma Delegacia de Polícia Civil; um Batalhão de Polícia Militar; uma Companhia Regional de Incêndio do Corpo de Bombeiros; 2 mil empresas de pequeno, médio e grande portes no meio econômico; nove linhas para o Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia e quatro linhas para a zona rural.

Administração Regional: 
Área Especial 04, lote 1
Setor Tradicional– Brazlândia-DF, CEP: 72720-640
Fones: (61) 3479-8000/3479-8001/3479-8009
Faxs: (61) 3391-7059/3391-7059
E-mail: admregional@brazlandia.df.gov.br
Site: www.brazlandia.df.gov.br