Guará

Complexos residenciais de luxo mudam o perfil do Guará 

A Região Administrativa do Guará surgiu em 1969 para abrigar os servidores públicos e os funcionários do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). As primeiras casas foram construídas por meio de mutirões. Mas nos últimos anos a cidade mudou de perfil e deu lugar a sobrados e condomínios mais sofisticados, evidenciando saltos socioeconômicos. O desenvolvimento da cidade caminha junto com as oportunidades abertas pela expansão imobiliária.

O Plano Diretor sofreu modificações que permitiram a construção de prédios mais altos e a fundação de novas quadras residenciais próximas às Regiões Administrativas de Candangolândia e Núcleo Bandeirante. Foram erguidos prédios com até 27 andares e complexos residenciais de luxo. Os preços das casas e dos apartamentos dobraram nos últimos anos, modificando o perfil do consumidor.

Vista aérea da cidade (Foto: Augusto Areal)

Pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em 2011, estima que entre a população de quase 126 mil pessoas 58,5% têm residência própria quitada. No último censo distrital realizado pela Codeplan, em 2004, o Guará aparece como a sexta maior renda per capita entre as Regiões Administrativas.

No Guará, a maior parte das empresas (quase 90%) é controlada pelos próprios moradores da cidade. A Associação Comercial e Industrial do Guará (Acig) oferece cursos gratuitos de capacitação em áreas como técnicas de venda, atendimento ao cliente e conhecimentos básicos de informática com o intuito de banir o amadorismo do comércio.

Os exemplos da força da economia da cidade aliam tradição a novos empreendimentos. Símbolo da cidade, a Feira do Guará atrai milhares de pessoas todos os dias. O Polo de Moda reúne duzentas empresas de confecção (linha fitness, moda masculina e feminina e uniformes profissionais) e emprega mais de mil pessoas.

No Setor de Oficinas Sul (SOF Sul) há cerca de seiscentas lojas do ramo de reparação de veículos e acessórios. A cidade também conta com uma fábrica de equipamentos médicos que emprega setenta pessoas diretamente e 250 indiretamente. Os produtos fabricados no Guará são vendidos para hospitais de todo o país e exportados para Argentina, Venezuela, Paraguai, Bolívia e Peru. No ramo específico da cardiologia, os produtos chegaram aos Estados Unidos, onde foram usados, inclusive, pela Nasa. Além disso, a região abriga o maior número de shoppings do DF e hipermercados, como Park Shopping, Casa Park, Free Park, Extra, Leroy Merlin e Carrefour Sul.

A cidade é dotada de vasta área verde, e seus habitantes podem desfrutá-la em três parques: o Parque Ecológico do Guará, que abrange uma área de 13 hectares; o Parque Ecológico e Vivencial Bosque dos Eucaliptos; e o Parque Vivencial Dener, todos com infraestrutura.

À noite é possível encontrar bares com música ao vivo, restaurantes, os famosos quiosques e pequenos estabelecimentos que servem lanches rápidos. Em maio, mês de aniversário da cidade, há atrações culturais e shows. No último deles, o Guará foi presenteado com inauguração da Casa da Cultura no Cave, um ponto nobre da inteligência guaraense, onde nasceram grandes ideias que tornaram a cidade conhecida.

Outra atração é o Grupo Circo Teatro Artetude, que desenvolve oficinas de iniciação em artes circenses. O grupo realiza a formação a partir das atividades criativas e culturais no universo do circo.

A estrutura urbana da cidade é constituída de um Batalhão da Polícia Militar (4ª BPM); seis postos de segurança comunitária; uma Delegacia de Polícia Civil (4ªDP); dois subcomandos operacionais do Corpo de Bombeiros (13ª e 30ª GBM); um hospital regional; três centros de saúde; dois postos de saúde; um Centro de Atenção Psicossocial (Caps); um laboratório regional; vinte escolas públicas; uma Casa de Cultura composta de uma biblioteca pública, um Arco da Cultura e um teatro; um estádio composto por quadras poliesportivas e um teatro de arena; um kartódromo; um ginásio coberto; pistas de bicicross e skate; quarenta quadras de esporte; e 42 praças.

Administração Regional: 
Área Especial, Cave
Guará II – Guará-DF, CEP: 71051-970
Fones: (61) 3383-7200/3383-7214
Fax: (61) 3383-7210
E-mail: gabinete@guara.df.gov.br
Site: www.guara.df.gov.br