Santa Maria

Polo industrial de Santa Maria impulsiona a economia do DF 

Santa Maria surgiu como um núcleo rural da Região Administrativa do Gama. O nome é derivado do rio que corta a cidade. Localizada a 26 km de Brasília, é fruto de um programa de distribuição de lotes realizado pelo governo do Distrito Federal e compreende áreas da Marinha, Saia Velha e o Polo JK.

A cidade, que no passado era conhecida como uma das mais violentas e de baixa renda do Distrito Federal, passa por um momento de expansão econômica. Empresas, indústrias e o comércio varejista estão se instalando ou se fortalecendo. Um dos motores dessa transformação é a construção civil, que influencia a produção e a distribuição de novos produtos industrializados.

As construções habitacionais em Santa Maria estão em expansão com o programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. A RA foi a primeira no Brasil a obter a concessão governamental para construir imóveis, em 2009.

Os últimos dados sobre a renda dos habitantes da cidade são de 2011, da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), feita pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), e apontam para uma média domiciliar de 4,5 salários mínimos.

O ganho de renda mexe com a economia local. Em dezembro de 2010, foi inaugurado o Santa Maria Shopping, que conta com sessenta estabelecimentos. No setor industrial, o Polo de Desenvolvimento Juscelino Kubitschek, mais conhecido como Polo JK, criado em 1994, ostenta 150 indústrias em funcionamento. Elas empregam juntas 7,5 mil pessoas. No mesmo local funciona o Porto Seco, estação aduaneira inaugurada em 2004 que emprega quase cinquenta funcionários. O terminal terrestre do DF tem dois galpões: um para produtos em geral e outro – refrigerado – para medicamentos.

Foi inaugurada em 15 de fevereiro deste ano a fábrica de pães Bimbo no Polo Industrial JK. O grupo mexicano Bimbo é um dos mais importantes do mundo no segmento de panificação e dono de marcas como Pullman, Plus Vita, Ana Maria, Nutrella e Crocantíssimo. A nova fábrica é a maior do Centro-Oeste no ramo e irá gerar, neste primeiro momento, 175 empregos diretos e cerca de 150 indiretos.

O governo do Distrito Federal promete instalar no Polo Industrial uma filial da fábrica europeia de medicamentos Sanofi Aventis. O Polo JK está localizado em Santa Maria, a 39 km do Plano Piloto. A área destinada ao parque industrial é de 140 hectares, com empresas voltadas a atividades industriais e de logística.

Além do parque industrial diferenciado, Santa Maria abriga muitas paisagens naturais, como, por exemplo, a cachoeira Saia Velha, localizada na saída sul, BR-040, e a cachoeira do Tororó, localizada no km 6 da DF-140. O Monumento Solarius, na altura do km 6 da BR-040, é ponto de referência para viajantes e turistas, tendo sido doado em 1967 pelo governo francês ao governo brasileiro como homenagem à construção de Brasília. A obra é conhecida por Pioneiros Candangos e simboliza a ocupação territorial do DF.

Santa Maria (Foto: Divulgação)

Ao longo de seus vinte anos a cidade festeja seu aniversário durante a Fassanta. O evento apresenta atrações nacionais e locais, atraindo os moradores das regiões vizinhas. Em 2010, cerca de 300 mil pessoas passaram pela festa. Outra grande tradição é a Fé Santa, evento religioso realizado no estacionamento da Paróquia São José. São oferecidas ao público atrações musicais e teatrais. Nesse cenário destaca-se a Cia de Teatro Barcaça dos Beltranos, um projeto artístico-pedagógico que desenvolve oficinas de montagem teatrais.

A Via-Sacra de Santa Maria alcançou o segundo lugar entre as maiores realizadas no DF. Atualmente, trezentas pessoas envolvem-se na montagem, no desenvolvimento e na apresentação. O evento foi idealizado pelo Grupo de Teatro Atores de Cristo, referência em teatro cristão no Distrito Federal.

A RA XIII é composta por áreas urbana, rural e militar. Os Núcleos Rurais são: Alagado e Santa Maria; Áreas Isoladas, Água Quente, Santa Bárbara e Colônia Agrícola Visconde de Inhaúma. Na área militar estão localizados o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta), do Ministério da Aeronáutica, e a Área Alfa, pertencente ao Ministério da Marinha.

A estrutura urbana da cidade é constituída de quatro salões comunitários; 23 parques infantis; vinte praças; dois centros de saúde; quatro postos de saúde; um hospital regional; uma Polícia Rodoviária; um Comando da Marinha (7º Distrito Naval); uma Delegacia de Polícia (33ª DP); um Batalhão da Polícia Militar (26ª BPM); seis postos de segurança comunitária vinculados à 26ª BPM; uma Junta Militar; um Batalhão do Corpo de Bombeiros; duas bibliotecas públicas; e os seguintes bancos: Banco de Brasília, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica.

Administração Regional: 
Área Central, QR 211, Avenida Alagados
Santa Maria-DF, CEP: 72511-100
Fones: (61) 3392-8404/3393-3319
Fax: (61) 3393-4948 / 3392-8456
E-mail: administrador@santamaria.df.gov.br
Site: http://www.santamaria.df.gov.br/