Lago Sul

Lago Sul possui os maiores índices de renda e qualidade de vida 

Esta Região Administrativa foi desmembrada de Brasília em 1994, mas apesar disso está sujeita às diretrizes urbanísticas determinadas para a capital federal, tais como respeito a normas, legislações, limites dos setores censitários e conservação da área tombada. Sua posição geográfica, às margens do lago Paranoá, deu origem ao nome da cidade.

Desde seu início, o Lago Sul é habitado por moradores com alto poder aquisitivo. Durante a construção da capital, o lugar atraiu os diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Atualmente é onde boa parte dos ministros do governo federal, além da maioria dos embaixadores, reside.

Pontão do Lago Sul (Foto: Divulgação)

O bairro mais nobre da capital federal ostenta índices de renda e de qualidade de vida semelhantes aos de alguns dos países europeus mais desenvolvidos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Lago Sul é o maior entre todas as Regiões Administrativas, comparável ao de nações ricas. Estudo feito em 2003 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que se o Lago Sul fosse um Estado independente teria a melhor qualidade de vida do mundo.

O último levantamento da Codeplan (2004) aponta para uma população de cerca de 24 mil habitantes. Nos últimos anos, cada vez menos os moradores do Lago precisam deixar o bairro para comprar o que precisam ou se divertir. Os maiores supermercados do DF têm filiais lá. O tradicional centro comercial Gilberto Salomão concentra boas opções de comércio e lazer, além de escritórios e serviços em geral.

Está no Lago Sul o maior centro de lazer e entretenimento da capital: o Pontão. Com uma programação cultural e esportiva intensa que se estende por todos os meses do ano, com opções variadas de gastronomia, o Pontão é um cartão-postal vivo à beira do lago Paranoá. O Lago Sul conta ainda com oito parques: Bernardo Sayão, Ermida Dom Bosco, Canjerana, Garça Branca, Copaíbas, Jardim Botânico, Península e Anfiteatro.

Ao longo dos anos, a RA tornou-se sede de festivais e campeonatos de esportes náuticos e radicais. Diariamente, o Parque Ecológico Dom Bosco recebe praticantes de longbord, sleckline, kitsurf e stand-up. As descidas inclinadas e a paisagem do lago incrementam os campeonatos de ouvermeeting– skatedownhill, queatraematletas do Brasil todo e fazem de Brasília a etapa mais pontuada do ranking nacional. Da mesma forma, destacam-se o campeonato de kitsurf e o movimento dos LongBrothers.

O Lago Sul também é conhecido pelas feiras de alto nível realizadas ao longo do ano. Destacam-se o Bazar Chique, no Gilberto Salomão, e a BSB Mix, no Pontão. Outra marca registrada são as famosas garages sales (vendas de garagem) – liquidações de artigos de luxo realizadas em residências.

O monumento símbolo da RA é a Ponte Juscelino Kubitschek. Além de viabilizar o acesso ao Plano Piloto, ao Paranoá e a São Sebastião, tornou-se um dos principais pontos de visitação do DF. A estrutura da ponte tem um comprimento de travessia de 1.200 metros, com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento e duas passarelas nas laterais, beneficiando ciclistas e pedestres.

Numa área de 183 km², existem 13 igrejas, sendo sete católicas, três evangélicas, um centro espírita e duas de outras religiões. O bairro está dividido em Setor de Habitação Individual Sul, Setor de Mansões Urbanas Dom Bosco, Setor de Estaleiros, Aeroporto Internacional, Base Aérea de Brasília e Campo Experimental Água Limpa, da Universidade de Brasília.

A estrutura urbana conta com quatro escolas públicas; cinco escolas particulares (infantil, fundamental e médio); um centro de saúde; dois hospitais particulares; um Batalhão da Polícia Militar (5º BPM); dois postos de segurança comunitária;uma Delegacia de Polícia (10ª DP); e um Grupamento de Bombeiros Militar (11º GBM).

Administração Regional: 
SHIS QI 11 Área Especial 01
CEP: 71625-205 – Lago Sul – Brasília-DF
Telefones: (61) 3366-8300 / 3366-8302
Fax: (61) 3366-8308
E-mail: gabinete@lagosul.df.gov.br
Site: www.lagosul.df.gov.br