Lago Norte

Centro de Atividades do Lago Norte valoriza 300% em 5 anos 

A Região Administrativa é um dos bairros nobres da capital federal, com aproximadamente 20 mil habitantes de classe média alta. O Lago Norte surgiu como área residencial para a segunda geração de trabalhadores da capital, as pessoas que vieram de outros estados do país para trabalhar em órgãos da União. As principais atividades econômicas atualmente são o comércio e a prestação de serviços. Segundo a administração, há cerca de 1,2 mil empresas.

No Lago Norte está localizado o Shopping Iguatemi. Algumas grifes internacionais como Ricardo Almeida, Missoni, Ermenegildo Zegna, Ferragamo, Burberry e Louis Vuitton, fazem do centro de compras uma referência em luxo e requinte. Os shoppings Península e Deck Norte são outras duas opções de consumo na Região Administrativa.

Vista aérea da cidade (Foto: Augusto Areal)

Alvo recente das construtoras, o Lago Norte é uma espécie de nova fronteira imobiliária no DF. O Centro de Atividades (CA), localizado nos arredores do Iguatemi, oferece apartamentos e lojas comerciais de diversos padrões cuja valorização superou 300% nos últimos cinco anos. O setor, planejado para reunir o comércio do bairro, conta com prédios residenciais. Atualmente 6 mil pessoas (20% de todos os moradores do Lago Norte) vivem em lofts e apartamentos de, no máximo, 100 m². No CA, o metro quadrado chega a custar R$ 10 mil.

O perfil populacional revela que, em sua maioria, os moradores do Lago Norte são servidores públicos, solteiros e recém-casados. Para atender a esse público, o comércio local ampliou a oferta de lavanderias, pet shops, escolas de inglês, lojas de roupas e supermercados. No entanto, ainda há carência de farmácias e padarias.

Com baixa densidade demográfica, a Península é detentora de uma vasta área verde às margens do lago Paranoá. A prainha do Lago Norte também é ponto de encontro, além de palco para eventos esportivos, de lazer e culturais. O centro de lazer e cultura do lago Norte, próximo à ponte do Bragueto, possui os seguintes equipamentos culturais à disposição da comunidade: anfiteatros com pistas de skate, praça de alimentação, duchas e parques infantis, um espaço cultural, ancoradouro para prática de esportes náuticos com 20 metros de profundidade. Além disso, são oferecidos quitutes e artesanato na Quituart, localizada no Canteiro Central, trechos 9/10, com funcionamento todos os dias.

A administração do Lago Norte espera que a construção da futura ponte que ligará a QL8/QL10 à L4 Norte, na altura da Concha Acústica, facilite a locomoção no bairro e contribua para a dinamização da economia local. No entanto não há previsão para a obra.

O Lago Norte é formado pela Península Norte, pelo Setor de Mansões do Lago Norte, pelo Centro de Atividades, pelo Setor Habitacional Taquari e pelos Núcleos Rurais Remanescentes. A Região Administrativa conta com quatro escolas públicas, um centro de saúde, um Núcleo de Inspeção de Saúde, uma Delegacia de Polícia (9ª DP) e dois postos comunitários da Polícia Militar.

Administração Regional: 
SHIN, CA 5, conj. J-1, bloco J-1, 3º andar, sala 303
Lago Norte – Brasília-DF, CEP: 71010-515
Fones:(61) 3468-9401/3468-9402/3468-9406/3468-9428
Faxes: (61) 3468-9414/3468-9413
E-mail: admregional@lagonorte.df.gov.br
Site: www.lagonorte.df.gov.br