Águas Claras

Quase 60% dos moradores de Águas Claras recebem mais de 10 salários

A Região Administrativa de Águas Claras surgiu a partir do desmembramento da Região Administrativa de Taguatinga. São três setores: Águas Claras (vertical), Areal e Setor Habitacional Arniqueiras (Arniqueiras, Vereda da Cruz, Setor Veredas e Veredão).

A cidade é uma das mais recentes do Distrito Federal (conquistou autonomia política em 2003), mas apresenta crescimento populacional acelerado. O perfil demográfico aponta para grandes contingentes de jovens famílias de classe média.

Águas Claras (Foto: Divulgação)

No total, são 40.252 moradias identificadas na pesquisa Codeplan, sendo 43,6% dos domicílios próprios e quitados. A maior parte deles possui três ou mais dormitórios. Quanto à infraestrutura, quase a totalidade das moradias têm abastecimento de água, energia elétrica, serviço de esgoto e coleta de lixo. Águas Claras tem 94,5% das ruas asfaltadas, 97,8% de vias com iluminação pública e 93,8% com rede pluvial.

Atualmente a RA possui seiscentos edifícios prontos, mas algumas centenas estão em construção – o que faz com que a cidade tenha sido considerada na última década o maior canteiro de obras da América Latina. A administração da RA XX já solicitou à Secretaria de Educação a instalação de escolas de nível médio e creches.

A área vertical não possui escolas públicas, mas há escolas de educação infantil, de ensino fundamental, médio e cinco universidades particulares. O Areal conta com duas escolas públicas, um centro infantil e o Caic. O setor Arniqueiras conta apenas com a escola classe que atende alunos da 1ª série à 5ª série.

A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), de 2010, revela que a população de Águas Claras apresentou uma taxa de crescimento anual de 20,8% entre 2004 e 2010. Já são mais de 136 mil pessoas, sendo 70% delas adultos em idade ativa (entre 15 e 59 anos). Dois terços da população desempenham alguma atividade remunerada e 9,6% estão aposentados. O número de desempregados é relativamente baixo: 4,3%. A maior parte da população trabalha no setor terciário, sendo 20,2% servidores públicos federais, outros 16,3% trabalham para o governo do Distrito Federal e 19,1%, no comércio.

A renda bruta domiciliar mensal média em Águas Claras foi de R$ 6.823 em 2010. A renda domiciliar per capita mensal média é de R$ 2.282. A Região Administrativa é notadamente de classe média, onde apenas 2,1% dos domicílios vivem com um salário mínimo – quase 60% recebem acima de dez salários mínimos mensais.

A cidade é bem localizada, o que contribuiu para que se transformasse em um dos principais polos comerciais do DF. As avenidas comerciais mais importantes são Castanheiras e Araucárias, onde se concentram lojas comerciais de destaque. Em Águas Claras funcionam 1.528 empresas com alvará e 503 com licença de funcionamento. Além disso, a cidade conta com o Águas Claras Shopping & Office, o Shopping Quê!, os supermercados Pão de Açúcar, Extra, Big Box e Carrefour e os centros comerciais Maggiore, Bahamas, Ônix e Apha Mix. A previsão é que Águas Claras esteja totalmente concluída até 2020, com uma população estimada em 170 mil habitantes, o que aumenta o potencial de consumo e vendas do local.

A cidade é atendida pelo metrô e possui três estações: Arniqueiras, Central Águas Claras e Concessionárias. O sistema de tráfego rodoviário e as vias de acesso foram reformados nos últimos anos. A duplicação das vias da Estrada Parque de Taguatinga Guará (EPTG) contribuiu para aliviar o trânsito nos horários de pico.

A estrutura urbana é constituída de uma Delegacia de Polícia (21ª DP) e quatro postos de segurança comunitária, e está prevista a inauguração do 17º Batalhão de Polícia Militar do DF e do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, pois já existe uma área destinada à instalação das novas unidades. Além disso, na sede administrativa da Caesb funciona o Teatro Águas Claras, onde estão disponíveis quatrocentos lugares. Já está sendo construído o Fórum da cidade.

Além de todos os potenciais econômicos, a cidade guarda belezas naturais. O Parque Ecológico de Águas Claras é o local de descanso e lazer dos moradores – espaço para eventos, quadras desportivas, parques infantis, churrasqueiras, trilhas para caminhadas, ciclismo e uma unidade da Polícia Florestal. Há ainda uma floresta com um riacho, dois lagos e árvores frutíferas.

Está em estudo um projeto para o novo Parque Urbano da cidade, que contemplará uma das áreas mais nobres da cidade – no centro, entre a Avenida das Castanheiras e a das Araucárias. A área de 17,5 hectares abrigará equipamentos públicos como áreas de convivência, quadras esportivas, circuitos inteligentes, ciclovia, espaço para eventos, feiras, um polo gastronômico, um teatro de arena, pista de skate, de patinação radical, dentre outros.

Embora recente, a cidade avança no sentido de consolidar-se como mais um polo cultural no DF. A Associação das Mulheres do Areal é uma organização que estimula o artesanato. Hoje, em Águas Claras, existem três associações que, juntas, somam mais de setenta artesões e artistas cadastrados. As entidades promovem exposições, oficinas e projetos sociais.

Administração Regional: 
Rua Manacá, lote 2, bloco 1
Águas Claras, CEP: 71936-500
Fones: (61) 3383-8901/3383-8911
Faxes: (61) 3383-8935/3383-8957
E-mail: admregional@aguasclaras.df.gov.br
Site: www.aguasclaras.df.gov.br