SIA

SIA é polo varejista do DF

De acordo com pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em 2010, a maioria das empresas localizadas no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) não desempenha atividades relacionadas ao que se propõe o lugar. Ao todo, são 2.586 firmas instaladas no SIA. Destas, 62,3% pertencem ao varejo, 23,8% são prestadoras de serviço, 6,7% constituem indústrias de transformação, 3,5% são do ramo atacadista, 3,3% respondem por indústrias da construção civil, 0,25% são indústrias de produção e distribuição de eletricidade, gás e água.

Há quase cinquenta anos o SIA era o lugar onde os construtores armazenavam material para as obras da construção de Brasília. A Região Administrativa XXIX reúne os Setores de Indústria e Abastecimento (SIA), de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGVC), de Garagens e Transportes Coletivos (SGPC), de Inflamáveis (SIN), de Oficinas Sul (SOF), de Clubes Esportivos e Clubes Sul (SCEES), de Garagem e Transporte Coletivo (SGTC) e o de Transporte Rodoviário de Cargas (STRC).

Nolocalestãopresentescomérciosatacadista evarejista(entreeles, grandenúmerodeconcessionárias de veículos, lojas de materiais de construção e marmorarias), além de instituições governamentais administrativas. O SIA também abriga a Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), com uma área de comercialização para consumidores e revendedores, três hipermercados (Makro, Extra e Wal-Mart) e duas tradicionais feiras: a Multifeira e a Feira dos Importados. Nesta última estão presentes 1.293 empresas, algumas com irregularidades como contrabando e comércio informal.

Feira dos Importados (Foto: Divulgação)

Essas companhias são responsáveis por empregar 40.212 trabalhadores, além dos 3.915 dirigentes. Nos últimos quatro anos houve aumento de 80% no número de empresas. Mais 898 passaram a funcionar no período.

Do total de estabelecimentos do SIA, apenas 23 são fábricas. A maioria são lojas (69%), seguidas de escritórios (15%), depósitos (4%) e oficinas (2,8%). O restante não se enquadra nessas categorias. Entre as 268 filiais instaladas, a maior parte é de São Paulo (17%), Goiás (12%) e Minas Gerais (6%).

A Ceasa desenvolve o Programa de Abastecimento Integrado (PAI). O objetivo é atender a população mais carente das regiões administrativas do Distrito Federal. Por intermédio de um equipamento móvel, o programa atende 21 pontos diferentes no DF, de terça-feira a sábado. São comercializadosprodutoshortifrutigranjeirospelopreço único de R$ 0,59 o quilo. Além disso, oferecem peixes, flores, plantas ornamentais e um mercado volante da SAB – Sociedade de Abastecimento de Brasília –, que vendem cereais e outros gêneros de alimentação. Em média, 25 mil famílias por mês são atendidas pelo programa.

Aos sábados, a Ceasa-DF comercializa produtos hortifrutigranjeiros, carnes, peixes, itens alimentíciosdaagroindústrialocaleartesanatos. Participam 150 agentes comerciais, entre produtores agrícolasecomerciantesatacadistas, reunindo320 bancas à disposição da população.

Administração Regional: 
SIA, trechos 3/4, lotes 625/695, térreo
Ed. SIACentroEmpresarial, Guará-DF, CEP: 71200-030
Fones: (61) 3362-7233/3361-5606
Faxes: (61) 3361-2716/3361-9699
Site: http://www.sia.df.gov.br/