SCIA/Estrutural

Cidade do Automóvel é o destaque econômico da SCIA/Estrutural 

A SCIA/Estrutural é a Região Administrativa onde mais vivem crianças e adolescentes, conforme levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) de 2006. São 40% de pessoas entre zero e 14 anos, enquanto a média do DF é de 25%. Apenas 3% dos moradores da SCIA/Estrutural têm mais de 60 anos.

Ao todo, são 45 mil moradores distribuídos entre cerca de 8 mil residências. A principal atividade econômica da cidade é o comércio, espalhado nas principais avenidas (Luiz Estevão, Deputado José Edmar e 9 de Julho) e nas entrequadras. Há mais de 2 mil estabelecimentos comerciais ativos.

Grande parte das empresas está na Cidade do Automóvel, localizada a 10 km de Brasília. O fácil acesso fez com que mais de 160 revendedoras de carros ocupasse o lugar, aumentando o número de postos de trabalho e a renda da RA. A Cidade do Automóvel consolidou-se ao longo da última década como o centro de maior concentração de revenda de veículos da América Latina.

SCIA / Estrutural (Foto: Augusto Areal)

As indústrias, por sua vez, estão localizadas no Setor de Oficinas. Ao todo são cerca de 250 empresas, sendo a maioria fábricas de material reciclável, armários, material de construção e bolas.

A RA XXV é formada pelo Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e pela Vila Estrutural, que antes pertencia ao Guará. O primeiro existe desde 1989, e a segunda começou a ser ocupada poucos anos depois da inauguração de Brasília, tendo nos anos 1990 menos de cem domicílios. Em janeiro de 2004, o SCIA transformou-se em Região Administrativa, tendo a Vila Estrutural como sede urbana.

Como outras Regiões Administrativas, a Estrutural também faz parte da cultura do DF. Mulheres artesãs, com o apoio do Sebrae, fazem arte, expõemseusprodutosperiodicamenteeesperam um dia abrir o próprio negócio. A associação Assoartes ganhou recentemente espaço e reconhecimento na 6ª Feira Internacional de Artesanato, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O projeto Ecoclasse movimenta a Estrutural com a oferta de oficinas de artesanato envolvendo reciclagem de materiais. A intenção é disseminar questões ligadas ao meio ambiente, como a destinação correta do lixo e a economia da água. As aulas são ministradas no Centro Comunitário.

O Centro Olímpico da Estrutural oferece cerca de quatrocentas vagas para comunidades em diferentes modalidades de esporte. Entre as opções, futebol, atletismo, basquete, ginástica acrobática, capoeira e vôlei. O local comporta 2,2 mil pessoas e conta com campos de grama, pista de corrida, quadra coberta e piscinas. Além disso, a região oferece campo sintético e prevê a construção de pista para caminhada e de ciclovias.

A afirmação cultural da RA passa ainda pelas duas avenidas principais, que dão lugar a um corredor de ofertas: é a feira improvisada da região, uma tradição nas manhãs de domingo.

A estrutura urbana do SCIA/Estrutural conta com quatro escolas públicas, cinco postos de saúde, um centro de saúde, uma Delegacia da Polícia Civil (8ª DP), uma biblioteca comunitária, uma praça central com dois Pontos de Encontro Comunitário (PEC). A região foi contemplada nos últimos meses com melhorias na infraestrutura urbana – foi inaugurada a Agência do Trabalhador; foi reorganizada a feira livre por meio do cadastro dos feirantes; foram realizados o projeto Saúde na Praça e oficinas de capacitação e fabricação de hortas comunitáriaselixeirasecológicas. Alémdisso, houve o início das obras de pavimentação e uma importante conquista na área de saneamento básico.

Administração Regional: 
SetorCentral, ÁreaEspecial8, CidadeEstrutural– Brasília-DF, CEP: 71.300-000
Fones: (61) 3383-8428/3383-8425/3383-8427
Fax: (61) 3465-5397
E-mail: scia@scia.gov.br
Site: www.scia.df.gov.br/