Sobradinho II

Sobradinho II – turismo envolve belezas naturais da serra

Sobradinho II foi desmembrado de Sobradinho em 27 de janeiro de 2004. A área de 285 km² experimentou um boom populacional na década de 1990 em decorrência do Programa de Assentamento de População de Baixa Renda. A Região Administrativa XXVI é formada por assentamentos  e diversos outros condomínios antes pertencentes a Sobradinho.

Com pouco mais de 120 empresas, o comércio local ainda engatinha em Sobradinho II, mas já emprega quase 6,5 mil trabalhadores. A cidade possuiumapopulaçãourbanadeaproximadamente 71 mil pessoas, o que representa pouco mais de 3% do total populacional do Distrito Federal.

Vista aérea da cidade (Foto: Augusto Areal)

Dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) de 2009 mostram que Sobradinho II tem cerca de 80% dos moradores com renda per capita de até meio salário mínimo. A maior parte da população de baixa renda trabalha com serviços gerais, comércio e construção civil. Mais de um terço dos postos de trabalho é ofertado na própria cidade. Outros dados populacionais revelam que 20% dos moradores têm carro e 16,2%, bicicleta. Não faltam nos domicílios da cidade fogão (91%), geladeira (90%), ferro elétrico (85%) e TV (80%).

Em 2004 a Codeplan desenvolveu uma pesquisa que mostrou a necessidade de ampliar o investimento em educação, uma vez que a maioria dos moradores possuía ensino fundamental incompleto. A RA conta com 100% de serviços de infraestrutura urbana.

Há vinte anos a comunidade comemora o aniversário da cidade no mês de outubro. Durante a semana de festividades são promovidos shows e atrações culturais, eventos religiosos, desfiles cívicos, brincadeiras infantis e competições esportivas, como a 5ª Etapa Esave de Motocross. Festa tradicional da cidade, a Via-Sacra de Sobradinho II entrou para o calendário oficial do Distrito Federal e beneficia-se de investimentos públicos.

A Liga Esportiva de Sobradinho II (Lieso) desenvolve a capacitação e a qualificação por meio de programas de treinamento, aperfeiçoamento e especialização na área desportiva. Assim, por meio da Lieso Sobradinho II tem um grande potencial a ser explorado em várias modalidades.

O turismo envolve as belezas naturais da serra. A comunidade e os visitantes têm à disposição o Parque Ecológico Vivencial de Sobradinho II, o Restaurante Trem da Serra, a Fazenda Recreio Mugy, a chácara de eventos Irmão Sol e as Delícias da Vovó.

A estrutura urbana de Sobradinho II é constituída de oito escolas públicas, dentre elas o Caic Julia Kubitschek de Oliveira, uma biblioteca, um centro de saúde, um Batalhão da Polícia Militar (13º BPM), uma Delegacia de Polícia (35ª DP) e quatro postos de segurançacomunitária.

Administração Regional: 
Avenida Central, conjunto 16, lote 3
Sobradinho II-DF, CEP: 73010-000
Fones: (61) 3453-9322/3453-9300
Fax: (61) 3453-9332
Site: www.sobradinhoii.df.gov.br