Jardim Botânico

Jardim Botânico: um bairro de condomínios

As terras da Região Administrativa XXVII pertenciam às fazendas Taboquinha e Papuda. O Setor Habitacional Jardim Botânico foi criado pelo Decreto nº 20.881, de 1999. O governo do Distrito Federal, por meio da Lei nº 2.786, institui, em 2002, a Gerência da Região dos Condomínios, ligada à administração do Lago Sul. Em agosto de 2004, pela Lei nº 3.435, o Jardim Botânico foi oficialmente constituído.

A RA conta com 53 condomínios erguidos em áreas públicas e seu nome é decorrente da proximidade com o parque localizado no Lago Sul. Com uma grande área verde, o Jardim Botânico é conhecido pela qualidade de vida que proporciona aos seus cerca de 50 mil moradores.

O bairro divide-se em São Bartolomeu e nos condomínios Jardim Botânico e da Poligonal, este último ainda em fase de aprovação na Câmara Legislativa. O comércio atende às necessidades da comunidade local com uma oferta razoável de padarias, supermercados, farmácias e lojas comercializam produtos básicos.

Jardim Botânico (Foto: ARTur)

A identidade cultural da RA é diversa, por ser concentrada em condomínios fechados, suas manifestações são fundamentalmente privadas. Há expectativa de mudança deste cenário por meio da nova Avenida Jardim Botânico III.

O Setor Habitacional Jardim Botânico III encontra-se em fase de pavimentação e terá seiscentos lotes residenciais e duzentos comerciais, além de escolas públicas, praças, postos de saúde e policial, campo de grama sintética, ginásio poliesportivo e órgãos públicos. O aumento da população aquecerá o mercado imobiliário, deixará mais pujante o comércio e impulsionará a economia local.

Motivado pela grande concentração de floriculturas, o Centro de Visitantes do Jardim Botânico promoveu em 2011 a 1ª Exposição de Orquídeas em comemoração ao aniversário de Brasília. Na oportunidade foram expostas diversas espécies de orquídeas por vendedores dos Estados de São Paulo e de Goiás. Além disso, a região sediou a 1ª Feira e Mostra de Orquídeas do Jardim Botânico de Brasília. O evento conta com o apoio e a coordenação da Sociedade Orquidófila de Brasília, fundada em 1988, em parceria com o Jardim Botânico.

Administração Regional: 
Avenida Comercial, nº 28 – Condomínio San Diego
Jardim Botânico – Brasília-DF, CEP: 71680-362
Fones:(61) 3427-4500/34274524/3427-4524/3427-4502
Fax: (61) 3427-1985
Site: http://www.admjardimbotanico.df.gov.br/