Itapoã

Investimentos em infraestrutura valorizam imóveis de Itapoã 

A Região Administrativa XXVIII, entre Sobradinho e Paranoá, é uma das mais recentes, por isso ainda está em fase de consolidação. A ocupação das terras, que antes pertenciam à União, começou em julho de 2001. A subadministração de Itapoã foi criada em 2003, vinculada à administração do Paranoá. O status de RA veio em janeiro de 2005.

As melhorias de infraestrutura, como asfalto e iluminação, e o processo de regularização dos lotes fizeram a especulação imobiliária chegar ao Itapoã. Os mais de 100 mil moradores viram os preçosdoslotes, principalmenteoscomerciais, aumentar nos últimos tempos.

De acordo com a Associação dos Comerciantes, háaproximadamenteseiscentasempresas instaladas, sendo a maior parte delas informal. O principal ponto de vendas da cidade fica na Avenida Comercial, onde estão localizados supermercados, bares e lojas de roupas e calçados. O comércio (20,5%) e a construção civil (19,5%) são os dois segmentos que mais empregam os moradores da RA.

Na última década, o Itapoã passou por melhorias nos serviços básicos, como a conexão de 100% dos domicílios com a rede de esgoto e a pavimentação de quase todas as ruas. Além disso, a cidade ganhou uma biblioteca pública e um centro esportivo na quadra 318. São muitos, na cidade, os adeptos de atividadesfísicas, principalmente na pistade cooper. Porém, faltam ainda opções para a área de lazer.

Itapoã (Foto: Divulgação)

O governo do Distrito Federal (GDF) planeja construir mais quadras poliesportivas e escolas de ensino fundamental e médio para que os cerca de 10 mil estudantes não precisem deslocar-se diariamente ao Paranoá em busca de escola e atividades de lazer. Esses são alguns dos investimentos necessários, uma vez que mais de um terço da população do Itapoã (33,8%) tem de 0 a 14 anos de idade, índice muito acima da média do DF como um todo (25,5%)

Um dado curioso sobre o Itapoã é que a cidade é campeã no Distrito Federal no número de cães. Nada menos que 1.459 residências têm três ou mais cachorros. Os números fazem parte de um levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em 2009.

Apesar de recente, o Itapoã tem tradições e mantém vivo seu calendário de comemorações culturais. O aniversário da cidade, no mês de maio, é o grande momento de interação entre a comunidade, o governo e as regiões vizinhas. A Feira Livre do Itapoã, nos fins de semana, é outro espaço bastante valorizado. A RA tem apoio de ONGs, do Conselho Comunitário e dos pontos de cultura que trabalham em prol da capacitação e do crescimento sociocultural, promovendo oficinas de esporte, artesanato, dentre outros, gratuitos para a população, visando a um crescimento humano, inovador e econômico.

Um exemplo é o Coral e Orquestra Meninos do Itapoã, formado pelo professor da Escola de Música Júlio César. Em busca de novos talentos, César investiu seu tempo e disposição em prol de um novo futuro para os meninos do Itapoã. A inclusão social por meio da cultural musical proporcionou regaste e crescimento humano na vida das crianças e dos adolescente da região.

Atualmente o Itapoã conta com uma bibliotecapública, trêsescolas, umCentroComunitário, três Pontosde Encontro Comunitário(PEC), quadras poliesportivas, quadra coberta com campo sintético, um centro de saúde, um Conselho Comunitário de Segurança, dois postos de segurança comunitária, um restaurante comunitário e um Centro de ReferênciadeAssistênciaSocial. Alémdisso, estáprevista a construção da Vila Olímpica do Itapoã.

Administração Regional: 
QD 378, conjunto A, AE nº 1, lote 4 – Fazendinha
Itapoã – Paranoá-DF, CEP: 71590-000
Fones: (61) 3369-9400/3369-9402
Fax: (61) 3369-9441
E-mail: itapoaadmdf@gmail.com
Site: http://www.itapoa.df.gov.br/