Warning: mysql_close(): no MySQL-Link resource supplied in /home/storage/2/32/fd/anuariododf/public_html/wp-content/themes/anuariododf/functions.php on line 1273
 Centros de Atendimento ao Turista (CATs) | Anuário do DF

Centros de Atendimento ao Turista (CATs)

Para receber dicas sobre os atrativos de Brasília, sugestões de roteiros turísticos e informações gerais acerca da capital do país, os visitantes podem procurar os Centros de Atendimento ao Turista(CATs). Esses centros servem como ponto de ajuda para aqueles que procuram telefones de agências de turismo receptivo e de viagem, meios de hospedagem, compras, embaixadas, entretenimento, entre outros. NoAeroportoInternacionalJuscelino Kubitschek o CAT funciona na área de desembarque norte, de 8h às 20h. Outros dois CATs foram inaugurados em 2011: na Rodoviária Interestadual e na Praça dos Três Poderes. Ambos funcionam diariamente, das 9h às 17h.

CITY TOUR NO DF – Brasília possui um ônibus turístico inspirado em modelos internacionais e idealizado pelo empresário Clayton Vidal, dono de uma empresa de turismo em Brasília, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O veículo tem dois andares e proporciona uma belíssima visão da cidade. O passeio começa na Torre de TV e segue para a Esplanada dos Ministérios. Passa pelo Complexo Cultural da República, pela Catedral, pelos ministérios e pelo Palácio do Itamaraty até chegar ao Congresso Nacional. De lá segue para a Ponte JK e vai até o Palácio do Jaburu e o Palácio da Alvorada. De volta à Esplanada, passa pelo Palácio do Planalto, pelo Palácio da Justiça e pelo Teatro Nacional. Antes de retornar à Torre, sobe para o Memorial JK, de onde o turista pode avistar o Centro de Convenções, o Complexo Poliesportivo e o Palácio do Buriti.

O percurso tem 30 km e é feito em 1 hora e 20 minutos. A cada intervalo de 90 minutos um ônibus sai da Torre de TV. Os passeios ocorrem de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Além de conhecer os monumentos, os turistas escutam a história da cidade por um sistema de som. O texto é falado em três línguas: português, espanhol e inglês.

CONDETUR – O Distrito Federal conta com uma comissão especial para tratar das questões relacionadas à legislação que rege o transporte turístico local. Formada por representantes da Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), do Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife) e da Associação Brasiliense de Turismo Receptivo (Abare), o Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal visa a estudar os aspectos que dificultam a normatização e a formalização das empresas ou empreendedor individual no segmento do transporte turístico dentro ou fora do DF. Outro ponto debatido é quanto à divergência de procedimentos para cadastro e liberação dos veículos de transporte turístico. A intenção é promover um estudo aprofundado sobre o tema para encontrar soluções práticas e efetivas sobre a questão.