Warning: mysql_close(): no MySQL-Link resource supplied in /home/storage/2/32/fd/anuariododf/public_html/wp-content/themes/anuariododf/functions.php on line 1273
 Turismo rural cresce no DF | Anuário do DF

Turismo rural cresce no DF

Em 2011 o turismo rural no Brasil ocupou o quarto destino no ranking desse mercado, atrás apenas de Portugal, da Espanha e da Argentina. Até 2014 a atuação crescerá no ranking, segundo perspectivas anunciadas pelo Panorama Empresarial do Turismo Rural (PETR 2011), realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural em parceria com o Sebrae Nacional. O setor cresce cerca de 6% ao ano no país.

O Sindicato de Turismo Rural e Ecológico (Ruraltur) pretende transformar essa categoria do turismo em uma força econômica, social, cultural e ambiental na região. A entidade possui vinte estabelecimentos afiliados.

Este ano o Distrito Federal ganhou uma legislação específica para o ecoturismo, a Lei Distrital nº. 4.735, que traça diretrizes e objetivos para esse segmento. Conforme a lei sancionada, os empreendimentos do setor devem levar em conta algumas questões, como conservação da natureza, sustentabilidade, redução de resíduos sólidos nos locaisdasatividades, políticasdeconscientizaçãoe educação, assimcomopreservaçãodemonumentos históricos, culturais e ambientais.

No DF há muito espaço para o ecoturismo crescer. A região é rica em cachoeiras, trilhas e fazendas que já são visitadas diariamente. Ao todo, existem cerca de cinquenta empreendimentos que oferecem esportes radicais, passeios e culinária típica.